Facebook
irá vender dados de usuários a terceiros
Facebook conta
atualmente com cerca de 8% do mercado de publicidade online. E a rede social
fundada por Mark Zuckerberg está prestes a se constituir como “alavanca” a uma
nova e agressiva jogada de vendas de anúncios em ambiente online.

Reportada
pelo site Re/code, a novidade em xeque diz respeito a uma nova campanha de
veiculação de propagandas dedicada a internautas. Acontece que anunciantes de
terceira parte poderão em breve fazer uso dos dados coletas pelo Facebook para
selecionar consumidores em potencial.
Significa,
deste modo, que anúncios realizados por empresas com foco sobre público digital
irão levar em conta as informações dos usuários do Facebook. O novo mecanismo de venda de
publicidade, porém, não tem relação direta com a rede social: “[o esquema] vai
possibilitar que anunciantes comprem 'registros para o direcionamento de
propagandas' por meio do Facebook”, afirma o Re/code.
Vale lembrar que a empresa de
Zuckerberg comprou a companhia de publicidade Atlas e que, desde então, vem
determinando novos parâmetros de atuação de propagandas. Assim, e às custas,
portanto, da plataforma Atlas, anunciantes interessados poderão comprar os
dados de navegação de usuários e, com base neles, direcionar tipos específicos
de anúncios.
De
acordo com o Facebook,
informações pessoais não serão coletadas pelos anunciantes. Esta nova
estratégia comercial, importante destacar, não surpreende o meio corporativo
online: a venda de dados de navegação que caracterizam as preferências de
internautas é prática comum. A forma com que o novo mecanismo de publicidade
deverá funcionar não foi detalhada. Não se sabe também quando o sistema irá
entrar em funcionamento.
Fonte: Tecmundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário