Chinês Alibaba bate
Amazon e Facebook e vale US$ 230 bilhões
No que passa a ser a
maior capitalização com lançamento de ações, a Alibaba, principal empresa de
comércio eletrônico da China, demonstrou uma força de mercado superior a US$
230 bilhões, 40% acima do preço estimado na véspera, na conclusão de duas
semanas de exibição prévia a investidores.

O desempenho bate de
longe não apenas potenciais competidores americanos – com a associação mais
comum aos cerca de US$ 170 bilhões de uma Amazon.com. O Facebook, quando fez o
mesmo em 2012, foi capitalizado em aproximadamente US$ 105 bilhões. O sucesso do
Alibaba chegou a patrocinar pesquisas nos EUA – e 88% dos americanos disseram
desconhecer a empresa.
Mesmo em uma década
marcada pelo gigantismo chinês, a oferta pública inicial desta sexta é grande.
Em 2006 e 2010, o lançamento de papéis do Banco Agrícola da China e do Banco
Industrial e Comercial da China levantaram US$ 19,2 bi e US$ 19,1 bi,
respectivamente. Nas medidas do mercado, eram instituições com calibre entre
US$ 130 bilhões e US$ 140 bilhões.
O Alibaba, no
entanto, deve superar com folga os US$ 21,8 bilhões previstos, no que também
descreve uma aparentemente muito bem sucedida estratégia. Quando começou a
desfilar para os investidores, há duas semanas, dizia mirar US$ 21,1 bilhões,
prevendo um preço de US$ 60 por ação. O valor flutuou até US$ 66 e na quinta,
18, estava em US$ 68.
Nesta sexta, os
papéis chegaram com duas horas de atraso ao pregão. Quando vieram, por volta
das 13h no Brasil, estavam a US$ 92,7. Em menos de uma hora, bateram em US$ 99.
Analistas palpitavam no Twitter que mais de US$ 80 era um frenesi. Como
alegoria, é uma empresa calcada na Internet superando instituições financeiras
– os bancos chineses ou mesmo a Visa, que em 2008 foi ao mercado e garantiu US$
17,9 bi.
O grupo Alibaba reúne
o maior site de compras da China (taobao) e o AliExpress, que vende produtos
chineses ao resto do planeta. O Alibaba vende manufaturados do país. O Tmall é
para negócios entre varejistas. E ainda há o AliPay, de pagamentos seguros. Não
por menos, é descrito como uma combinação de eBay, Amazon e Paypal.
Fonte:Convergencia Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário