sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Chinês Alibaba bate Amazon e Facebook e vale US$ 230 bilhões

Chinês Alibaba bate Amazon e Facebook e vale US$ 230 bilhões 
No que passa a ser a maior capitalização com lançamento de ações, a Alibaba, principal empresa de comércio eletrônico da China, demonstrou uma força de mercado superior a US$ 230 bilhões, 40% acima do preço estimado na véspera, na conclusão de duas semanas de exibição prévia a investidores.
O desempenho bate de longe não apenas potenciais competidores americanos – com a associação mais comum aos cerca de US$ 170 bilhões de uma Amazon.com. O Facebook, quando fez o mesmo em 2012, foi capitalizado em aproximadamente US$ 105 bilhões. O sucesso do Alibaba chegou a patrocinar pesquisas nos EUA – e 88% dos americanos disseram desconhecer a empresa.
Mesmo em uma década marcada pelo gigantismo chinês, a oferta pública inicial desta sexta é grande. Em 2006 e 2010, o lançamento de papéis do Banco Agrícola da China e do Banco Industrial e Comercial da China levantaram US$ 19,2 bi e US$ 19,1 bi, respectivamente. Nas medidas do mercado, eram instituições com calibre entre US$ 130 bilhões e US$ 140 bilhões.
O Alibaba, no entanto, deve superar com folga os US$ 21,8 bilhões previstos, no que também descreve uma aparentemente muito bem sucedida estratégia. Quando começou a desfilar para os investidores, há duas semanas, dizia mirar US$ 21,1 bilhões, prevendo um preço de US$ 60 por ação. O valor flutuou até US$ 66 e na quinta, 18, estava em US$ 68.
Nesta sexta, os papéis chegaram com duas horas de atraso ao pregão. Quando vieram, por volta das 13h no Brasil, estavam a US$ 92,7. Em menos de uma hora, bateram em US$ 99. Analistas palpitavam no Twitter que mais de US$ 80 era um frenesi. Como alegoria, é uma empresa calcada na Internet superando instituições financeiras – os bancos chineses ou mesmo a Visa, que em 2008 foi ao mercado e garantiu US$ 17,9 bi.

O grupo Alibaba reúne o maior site de compras da China (taobao) e o AliExpress, que vende produtos chineses ao resto do planeta. O Alibaba vende manufaturados do país. O Tmall é para negócios entre varejistas. E ainda há o AliPay, de pagamentos seguros. Não por menos, é descrito como uma combinação de eBay, Amazon e Paypal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário