Banco do Brasil distribui arquivo detectado como vírus
Instituição diz que foi 'inconsistência'.
Internauta precisa usar antivírus para resolver
problema.
Um arquivo do módulo de segurança do Banco
do Brasil aparentemente
infectado com um vírus começou a ser distribuído na quarta-feira (17). O vírus
em questão, chamado de Chir ou Runonce, dependendo do software antivírus, é uma
praga digital que infecta outros arquivos no sistema. O arquivo já foi
modificado pela instituição e não apresenta mais o problema.
Clientes do banco relataram o ocorrido no
site "ReclameAqui" (veja aqui). O Banco do Brasil, respondendo ao
cliente, sugere o uso de "qualquer antivírus disponível no mercado"
para solucionar o problema.
O banco, no entanto, fala em
"inconsistências". Uma nota do banco enviada ao G1 diz que o arquivo "provocou, principalmente para
usuários do Windows XP, comportamento similar ao de um vírus no computador dos
clientes". "As muitas possibilidades de configurações das máquinas
dos clientes podem, eventualmente, gerar ocorrências pontuais de situações como
as descritas no Reclame Aqui", diz a nota (veja íntegra
abaixo).
De acordo com o banco, este comportamento
"similar ao de um vírus" não tem capacidade para destruir arquivos ou
roubar senhas.
O banco confirmou que a orientação ao
cliente é a que foi informada no atendimento à publicação no "ReclameAqui".
Quem teve problemas deve tentar usar um antivírus ou ligar para o suporte
técnico do Banco do Brasil: 0800 729 0200.

De acordo com a supervisora da área de assuntos financeiros do Procon-SP, Renata Reis, o banco deve fornecer instruções precisas para sanar o problema dos consumidores que enfrentaram dificuldades causadas pelo módulo de segurança do banco e agir de forma preventiva. "Acho importante também a empresa prestar um informativo mesmo para quem não reclamou, pedindo que o consumidor verifique e os cuidados que deve tomar, de forma muito detalhada", diz.
Renata explica que o banco só precisa
ressarcir o cliente caso não haja ferramenta gratuita capaz de sanar o problema
ou se o código comprovadamente causar uma cobrança indevida, por exemplo. Para
dano moral, depende de decisão da Justiça. "É o juiz quem vai verificar a
ocorrência e o valor do dano moral", afirma.
Nota do Banco do Brasil
"O arquivo com inconsistências provocou, principalmente para usuários do Windows XP, comportamento similar ao de um vírus no computador dos clientes, porém sem capacidade destrutiva de arquivos ou roubo de credenciais. O arquivo com inconsistências foi identificado como ameaça pelos antivírus justamente pelo comportamento anômalo, e pode ser removido normalmente no processo de "limpeza".
"O arquivo com inconsistências provocou, principalmente para usuários do Windows XP, comportamento similar ao de um vírus no computador dos clientes, porém sem capacidade destrutiva de arquivos ou roubo de credenciais. O arquivo com inconsistências foi identificado como ameaça pelos antivírus justamente pelo comportamento anômalo, e pode ser removido normalmente no processo de "limpeza".
Toda nova versão do módulo de segurança é testada antes
de ser disponibilizada. Porém, as muitas possibilidades de configurações das
máquinas dos clientes podem, eventualmente, gerar ocorrências pontuais de situações
como as descritas no Reclame Aqui. Quando isso ocorre, o BB faz alocação de
equipes especializadas e atua na pronta regularização. A versão do módulo de
segurança foi corrigida imediatamente após a detecção da ocorrência."
Fonte: G1
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