Lucros do
Google sofrem queda de 5%
A teve 16.520
milhões de dólares em receitas no terceiro trimestre, um aumento de cerca de
20% quando comparado com o mesmo período de 2013.
O Google apresentou os resultados financeiros relativos ao
terceiro trimestre do ano. Segundo a empresa, registou lucros no valor de 2,8
mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros), menos 5% que o alcançado em
período homólogo de 2013, o que fez o preço das acções recuar cerca de 2%.
O Google teve 16.520 milhões
de dólares (12.905 milhões de euros) em receitas no período de três meses,
que terminou a 30 de Setembro, um aumento de cerca de 20% quando comparado com
a receita de 13.750 milhões de dólares (10.741 milhões de euros) no mesmo
período de 2013.
Os resultados que eram
esperados pelos analistas também não se verificaram quanto às receitas de
publicidade. Aqui, o Google registou uma subida de 17%, mas ficou abaixo do
conseguido no segundo trimestre deste ano, 26%. Os anúncios publicados nas suas
páginas e a o número de cliques nos anúncios, pelos quais o Google é pago pelos
anunciantes, são as principais fontes de rendimentos da empresa.
O número total de anúncios, ou
cliques que são pagos, subiu 17% no terceiro trimestre, abaixo da taxa de
crescimento de 25% no segundo trimestre.
A margem de exploração, que
sofre de investimentos do grupo noutras actividades que não a pesquisa e a
publicidade online, continuou a recuar, de 23% para os 27% verificados no ano
anterior.
A empresa elevou os gastos
durante o trimestre, nomeadamente através da contratação de cerca de 3000
funcionários, o que contribuiu para elevar em 46% os custos com pesquisa e
desenvolvimento.
Os resultados decepcionaram os
investidores em Wall Street e as acções da empresa tiveram uma queda de mais de
2% nas operações realizadas após o fecho dos mercados, para 510,11 dólares (399
euros).
Apesar de alguns recuos, o
director financeiro da empresa, Patrick Pichette, considerou que o Google
"teve outro grande resultado este trimestre", destacando o
crescimento dos "negócios publicitários e emergentes".
Fonte: Publico
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