Facebook lança serviço para usuário avisar que está bem após desastres
'Safety Check'
pergunta se pessoas que estão em área de risco estão bem.
Amigos também podem informar se indivíduo foi afetado ou não.
Amigos também podem informar se indivíduo foi afetado ou não.

O Facebook colocou em funcionamento nesta quarta-feira (15) um
serviço para os usuários avisarem parentes e amigos que passam bem após um
desastre ter acontecido. A inspiração para a ferramenta foi a forma como as
pessoas recorreram à tecnologia e às redes sociais para se certificar que seus
conhecidos estavam bem após o tsunami que atingiu o Japão em 2011. A novidade
será liberada "em breve", informa a empresa.
O
“Safety Check” funcionará tanto em aplicativos para iOS e Android quanto na
versão da rede social para desktops. Quando estiver em funcionamento e um
desastre acontecer, os usuários do Facebook que estiverem na área afetada
receberão uma notificação da rede social questionando se estão a salvo.
Segundo a empresa, a localização poderá ser determinada
de três formas: pelo sistema de geolocalização próprio do app; pelo último
“checkin” no serviço “Nearby
Friends”, que indica os amigos por perto; ou pela cidade em que
o usuário se conectou à internet pela última vez. Caso a localização esteja
errada, é possível desfazer o mal-entendido.
Se não estiver em risco, o usuário pode selecionar a
opção “Eu estou seguro”. Amigos que tiverem notícias sobre a situação dele
também podem assegurar se a pessoa está bem. As pessoas que tiverem amigos no
local receberão avisos sobre a situação deles.
A ferramenta foi criada após o tsunami no Japão que, em
2011, afetou mais de 12,5 milhões de pessoas afetadas e fez mais de 400 mil
pessoas deixarem suas casas. “Durante a crise nós vimos como as pessoas usaram
a tecnologia e as mídias sociais para se conectar com aquelas com quem se
importavam”, afirmou Naomi Gleit, vice-presidente de produto do Facebook, em
comunicado.

aos usuários avisarem de forma rápida que
estão bem após desastres naturais. (Foto:
Divulgação/Facebook)
Um ano mais tarde, os engenheiros do Facebook no Japão
criaram um painel de mensagens sobre o desastre e o colocaram em teste. O
projeto evoluiu conforme mais desastres ocorreram e mais pessoas recorreram e
se transformou no “Safety Check”.
Com a ferramenta, o Facebook segue os passos do Twitter,
que também criou um serviço similar. O Twitter
Alerta permite que
órgãos de defesa civil envie mensagens para que os cidadãos se preparem durante
situações de emergência.
Fonte: G1
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