Baidu o
segundo maior buscador do mundo compra o Peixe Urbano

O Baidu, segundo maior
serviço global de buscas na web e uma das dez maiores empresas de internet do
mundo, com mais de setecentos milhões de usuários e valor de mercado de cerca
de 180 bilhões de reais, comprou o controle do Peixe Urbano, maior empresa
brasileira de e-commerce local.
O acordo, de valor não
revelado, representa uma das mais importantes aquisições no mercado nacional de
internet e tecnologia. Ao se tornar o principal acionista do Peixe Urbano, o
Baidu trará acesso à capital e expertise tecnológico para a empresa brasileira,
mantendo intacta a atual equipe à frente das operações, a fim de consolidar o
Peixe Urbano como líder no segmento de O2O (online-to-offline) no Brasil e uma
das principais empresas de internet do país.
“A expansão
internacional é uma prioridade para o Baidu e, como parte dessa estratégia, o
Brasil é um mercado-chave, onde mais de 50 milhões de pessoas já utilizam os
nossos serviços todos os dias.
A aquisição do Peixe
Urbano, uma das empresas mais conhecidas e respeitadas da internet brasileira,
demonstra o nosso comprometimento em investir no desenvolvimento do mercado
local a longo prazo,” afirma Johnson Hu, diretor geral de negócios globais do
Baidu.
O Baidu iniciou
operações no Brasil em novembro de 2013 e, em julho deste ano, durante a visita
do presidente chinês Xi Jinping e do presidente-executivo e fundador do Baidu,
Robin Li, ao país, a companhia anunciou o lançamento de seu buscador em língua
portuguesa.
Na mesma oportunidade, o
Baidu se comprometeu em investir mais de R$ 120 milhões no mercado brasileiro
nos próximos três anos. Além de colaborar com programas do Ministério de
Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, como o Ciência Sem Fronteiras, a
empresa implantará um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de classe
mundial no país – o sétimo da companhia, que já mantém centros de pesquisa na
China (Beijing, Shangai e Shenzhen), no Vale do Silício (Estados Unidos), em
Cingapura e no Japão e mantém mais de 25 mil engenheiros em seu quadro de colaboradores.
O BAIDU ESTIMA TER SEUS
PRODUTOS ALTAMENTE RECONHECIDOS E UTILIZADOS PELA METADE DA POPULAÇÃO DO MUNDO
ATÉ 2019, SENDO O BRASIL UM MERCADO PRIORITÁRIO PARA A COMPANHIA.
“A entrada de uma das
mais importantes empresas de tecnologia do mundo como nosso sócio é um enorme
reconhecimento, fruto de tudo o que construímos no Brasil ao longo dos últimos
4 anos e meio, impactando positivamente o negócio de dezenas de milhares de
estabelecimentos e a vida de milhões de consumidores em todo o país,” diz Julio
Vasconcellos, cofundador e CEO do Peixe Urbano.
“Estamos animados com as
perspectivas para o futuro, sabendo que o Baidu está totalmente comprometido em
aportar não apenas capital, mas também tecnologia de ponta para fazer crescer e
consolidar a posição de liderança do Peixe Urbano no mercado,” afirma
Vasconcellos.
Ao longo dos últimos
anos, o Peixe Urbano vem evoluindo progressivamente o seu modelo de negócios e
hoje se posiciona como um enorme “Shopping de Ofertas”, que ajuda a conectar
consumidores de todo o Brasil com estabelecimentos de diversos setores em áreas
como gastronomia, estética, entretenimento, viagens e produtos, investindo em
oferecer sempre maior praticidade para a experiência do usuário.
Líder de qualidade em
seu setor, sendo a única empresa do segmento a ter recebido os mais altos
reconhecimentos de sites de avaliação pelo consumidor, o Peixe Urbano tem dado
largos passos em relação à implantação de tecnologia móvel, serviços com base
em localização, busca e personalização. O Baidu é uma das empresas líderes
nessas áreas em nível mundial, tornando ainda mais evidente a grande sinergia
que existe entre ambas as empresas e as excelentes perspectivas que esta
aquisição traz para a internet brasileira.
Além de aportar
investimento financeiro e conhecimento técnico, o Baidu trará também para
dentro do Peixe Urbano toda a sua experiência no segmento de ofertas, sendo
dona de uma das companhias líderes deste setor na China e uma das principais no
mundo. Como um dos maiores players da internet chinesa, onde 80% da população
online acessa a web por meio de smartphones, o Baidu irá impulsionar os
esforços do Peixe Urbano em fortalecer sua liderança no segmento de O2O no
Brasil, conectando cada vez mais consumidores a serviços locais por meio da web
e, especialmente, da internet móvel.
“O investimento no Peixe
Urbano permitirá ao Baidu acelerar seu crescimento na internet brasileira e
desenvolver com maior velocidade parcerias com fornecedores de serviços que
resultem em recursos avançados para nosso buscador em língua portuguesa. Esta
aquisição também transmite uma mensagem clara do comprometimento e visão de
longo prazo do Baidu com o mercado local”, afirma Johnson Hu, diretor geral de
negócios globais do Baidu.
O Peixe Urbano
continuará funcionando como uma entidade própria só que dentro do ecossistema
do Baidu, não havendo qualquer previsão de mudanças em sua marca, no serviço
prestado aos seus usuários e parceiros ou em sua equipe, a não ser a
incorporação de novos recursos para fortalecer a empresa e torná-la líder
absoluto no e-commerce local brasileiro.
Fonte: Teciber
Nenhum comentário:
Postar um comentário