quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Tecnologia para fotos substitui pele de pessoas pela...

Tecnologia para fotos substitui pele de pessoas pela de animais
Chamada de 'Animal Selfie', sistema de realidade aumentada muda fotos.
Novidade foi mostrada em feira japonesa.

Tecnologia criada pela empresa japonesa Mediaturge substitui, em fotos, a pele de pessoas pela de animais, como girafas e leopardos. (Foto: Yoshikazu Tsuno/France Presse)Tecnologia criada pela empresa japonesa Mediaturge substitui, em fotos, a pele de pessoas pela de animais, como girafas e leopardos. (Foto: Yoshikazu Tsuno/France Presse)

A empresa japonesa Mediaturge criou uma tecnologia de imagem para “transformar” as pessoas em animais em fotografias.
O novo sistema foi testado nesta quinta-feira (23) por funcionários da companhia e visitantes da feira de tecnologia “Digital Contens Expo”, realizada em Tóquio, no Japão.
O sistema de realidade aumentada permite que, após ser fotografado, a pessoa se vista com a pele de animais como girafas, leopardos e zebras.

Apesar de modificar retratos, a tecnologia foi apelidada de “Animal Selfie”, em referência à onda de fotos tiradas pelas próprias pessoas com as câmeras frontais de smartphones.

Fonte: G1

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Estudo apresenta alerta sobre ‘vício em Internet’ entre jovens adultos

Estudo apresenta alerta sobre ‘vício em Internet’ entre jovens adultos

Afastar-se de familiares e amigos por causa da internet pode ser sintoma de vício
Afastar-se de familiares e amigos por causa da internet pode ser sintoma de vício
Um número significante de jovens adultos pode estar sofrendo com o vício em Internet, de acordo com uma pesquisa feita pela empresa de marketing Digital Clarity. Segundo ele, 16% dos pesquisados apresentaram sintomas do vício, admitindo gastar mas de 15 horas por dia na Internet.
O levantamento foi feito com 1300 jovens adultos, de idades entre 18 e 25 anos.
Especilistas permanecem divididos sobre o que é uma desordem de dependência da Internet.
Passar horas online
Ficar irritado ao ser interrompido durante a navegação na Internet
Se sentir culpado após passar muito tempo na Internet
Isolar-se da família e de amigos devido a atividades excessivas na Internet
Sentir euforia quando está conectado e pânico quando está offline
Malissa Scott, uma estudante de Middlesex, diz acreditar estar sofrendo dessa desordem.
- Eu estou online na maior parte do tempo em que estou acordada e me sinto enjoada e deprimida se perder meu acesso à rede.
- Eu sei que isso saiu do controle nos últimos 12 meses e isso definitivamente afetou minha relação com amigos e membros da família.
Estudos anteriores sugeriram que ‘dependência da Internet’ seria um termo genérico para uma variedade de cenários que incluem jogar de forma excessiva ou ver pornografia obsessivamente. Eles mostram que esse vício é similar à dependência de drogas ou álcool e libera a substância química dopamina da mesma maneira.
Mas outros psiquiatras dizem acreditar que os efeitos do vício em internet são apenas sintomas de outros problemas psicológicos.
Distúrbio real
Em um relatório publicado nesta semana no jornal Addictive Behaviours, o pesquisador Andrew Doan ressalta sua opinião de que o vício na internet é algo real.
Ele descreve um caso de vício no dispositivo Google Glass, que disponibiliza em óculos o mesmo tipo de informações acessadas em um smartphone.
Um ex-militar da marinha americana de 31 anos identificado durante um programa de recuperação do alcoolismo.
Enquanto era tratado, o homem se mostrava irritado por não estar usando o aparelho.
Ele disse que usou o Google Glass por 18 horas por dia e começou até a sonhar que estava usando o aparelho.
Isso é uma evidência, segundo Doan, de que o vício na internet era um distúrbio real.
Contudo, o vício em internet ainda não consta no American Psychiatric Association’s Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais da Associação Americana de Psiquiatria, em tradução livre), um livro referência usado pelos psiquiatras como Manuela de referência.


Lucros do Google sofrem queda de 5%

Lucros do Google sofrem queda de 5%
A teve 16.520 milhões de dólares em receitas no terceiro trimestre, um aumento de cerca de 20% quando comparado com o mesmo período de 2013.

PHILIPPE HUGUEN/AFP

O Google apresentou os resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre do ano. Segundo a empresa, registou lucros no valor de 2,8 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros), menos 5% que o alcançado em período homólogo de 2013, o que fez o preço das acções recuar cerca de 2%.
O Google teve 16.520 milhões de dólares (12.905 milhões de euros) em receitas no período de três meses, que terminou a 30 de Setembro, um aumento de cerca de 20% quando comparado com a receita de 13.750 milhões de dólares (10.741 milhões de euros) no mesmo período de 2013.
Os resultados que eram esperados pelos analistas também não se verificaram quanto às receitas de publicidade. Aqui, o Google registou uma subida de 17%, mas ficou abaixo do conseguido no segundo trimestre deste ano, 26%. Os anúncios publicados nas suas páginas e a o número de cliques nos anúncios, pelos quais o Google é pago pelos anunciantes, são as principais fontes de rendimentos da empresa.
O número total de anúncios, ou cliques que são pagos, subiu 17% no terceiro trimestre, abaixo da taxa de crescimento de 25% no segundo trimestre.
A margem de exploração, que sofre de investimentos do grupo noutras actividades que não a pesquisa e a publicidade online, continuou a recuar, de 23% para os 27% verificados no ano anterior.
A empresa elevou os gastos durante o trimestre, nomeadamente através da contratação de cerca de 3000 funcionários, o que contribuiu para elevar em 46% os custos com pesquisa e desenvolvimento.
Os resultados decepcionaram os investidores em Wall Street e as acções da empresa tiveram uma queda de mais de 2% nas operações realizadas após o fecho dos mercados, para 510,11 dólares (399 euros).

Apesar de alguns recuos, o director financeiro da empresa, Patrick Pichette, considerou que o Google "teve outro grande resultado este trimestre", destacando o crescimento dos "negócios publicitários e emergentes".


Fonte: Publico

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Facebook lança serviço para usuário avisar que está bem após desastres

Facebook lança serviço para usuário avisar que está bem após desastres
'Safety Check' pergunta se pessoas que estão em área de risco estão bem.
Amigos também podem informar se indivíduo foi afetado ou não.

Serviço 'Safety Check' do Facebook permite aos usuários avisarem de forma rápida que estão bem após desastres naturais. (Foto: Divulgação/Facebook)Serviço 'Safety Check' do Facebook permite aos usuários avisarem de forma rápida que estão bem após desastres naturais. (Foto: Divulgação/Facebook)

O Facebook colocou em funcionamento nesta quarta-feira (15) um serviço para os usuários avisarem parentes e amigos que passam bem após um desastre ter acontecido. A inspiração para a ferramenta foi a forma como as pessoas recorreram à tecnologia e às redes sociais para se certificar que seus conhecidos estavam bem após o tsunami que atingiu o Japão em 2011. A novidade será liberada "em breve", informa a empresa.
O “Safety Check” funcionará tanto em aplicativos para iOS e Android quanto na versão da rede social para desktops. Quando estiver em funcionamento e um desastre acontecer, os usuários do Facebook que estiverem na área afetada receberão uma notificação da rede social questionando se estão a salvo.
Segundo a empresa, a localização poderá ser determinada de três formas: pelo sistema de geolocalização próprio do app; pelo último “checkin” no serviço “Nearby Friends”, que indica os amigos por perto; ou pela cidade em que o usuário se conectou à internet pela última vez. Caso a localização esteja errada, é possível desfazer o mal-entendido.
Se não estiver em risco, o usuário pode selecionar a opção “Eu estou seguro”. Amigos que tiverem notícias sobre a situação dele também podem assegurar se a pessoa está bem. As pessoas que tiverem amigos no local receberão avisos sobre a situação deles.
A ferramenta foi criada após o tsunami no Japão que, em 2011, afetou mais de 12,5 milhões de pessoas afetadas e fez mais de 400 mil pessoas deixarem suas casas. “Durante a crise nós vimos como as pessoas usaram a tecnologia e as mídias sociais para se conectar com aquelas com quem se importavam”, afirmou Naomi Gleit, vice-presidente de produto do Facebook, em comunicado.
Serviço 'Safety Check' do Facebook permite aos usuários avisarem de forma rápida que estão bem após desastres naturais. (Foto: Divulgação/Facebook)Serviço 'Safety Check' do Facebook permite
aos usuários avisarem de forma rápida que
estão bem após desastres naturais. (Foto:
Divulgação/Facebook)
Um ano mais tarde, os engenheiros do Facebook no Japão criaram um painel de mensagens sobre o desastre e o colocaram em teste. O projeto evoluiu conforme mais desastres ocorreram e mais pessoas recorreram e se transformou no “Safety Check”.

Com a ferramenta, o Facebook segue os passos do Twitter, que também criou um serviço similar. O Twitter Alerta permite que órgãos de defesa civil envie mensagens para que os cidadãos se preparem durante situações de emergência.

Fonte: G1

Bateria carrega em minutos e dura 20 anos

Bateria carrega em minutos e dura 20 anos
Universidade na Singapura trabalha em protótipo promissor.
Carregar a bateria do telemóvel pode ser inconveniente pelo tempo que demora. E se pudesse carregá-la em apenas alguns minutos?


Foto Reuters
O Nissan Leaf foi um dos primeiros carros elétricos a chegar a Portugal

Cientistas da Universidade Tecnológica Nanyang, na Singapura, dizem ter desenvolvido uma bateria de lítio que consegue ir do 0 aos 70% em apenas dois minutos. Para além disso, a dita bateria dura muito mais do que as atuais: é suposto durar 10 mil ciclos. Isto significa um tempo estimado de 'vida' de vinte anos e dez vezes mais do que aquilo a que estamos habituados.
Os criadores esperam que estas baterias entrem no mercado dentro de dois anos.
Como funciona a bateria?
A novidade aqui é o pólo negativo da bateria, que tradicionalmente funciona com grafite. Neste caso, a grafite é substituída por um gel desenvolvido a partir de um material "abudante, barato e seguro" chamado dióxido de titânio, um ativo componente dos protetores solares, por exemplo.
Os investigadores conseguiram inserir o dióxido de titânio (em forma de esfera) em pequenos tubos mil vezes mais finos do que um fio de cabelo humano. O gel aumenta as reações que ocorrem dentro da bateria, propulsionando o recarregamento da bateria a alta-velocidade.

A mesma equipa que trabalha na bateria acredita que o impacto mais importante da mesma será na indústria dos automóveis elétricos, já que a maioria dos potenciais compradores descarta a ideia pelo tempo que a bateria demora a carregar.

Fonte: CM Jornal

Conheça a tecnologia portuguesa que tecnológicas mundiais como a Samsung, LG ou Panasonic querem implementar nos seus produtos

Skin Ultra. Uma tecnologia portuguesa, com certeza


Conheça a tecnologia portuguesa que tecnológicas mundiais como a Samsung, LG ou Panasonic querem implementar nos seus produtos

A Skin Ultra ainda não foi oficialmente apresentada, mas já começou a dar que falar. A sua apresentação vai ficar a cargo da EDIGMA, que a irá introduzir no dia 17 de Outubro em Braga. A data, curiosamente, coincide com o décimo aniversário da empresa.

Skin Ultra. Uma tecnologia portuguesa com certeza
*Artigo originalmente publicado no iOnline

A Skin Ultra permite converter grandes superfícies em ecrãs sensíveis ao toque. Por outras palavras, isto significa que um televisor de 50 polegadas poderia converter-se numa espécie de “mega tablet” graças ao auxílio desta tecnologia - para tal, explica a EDIGMA, é apenas necessário colar uma película própria por trás do vidro do televisor.
Apesar de não ter sido concebida especificamente para televisores, este será muito provavelmente o segmento de mercado onde a Skin Ultra se irá destacar mais depressa. A empresa afirma que existe grande interesse na sua tecnologia, e que fabricantes mundiais de televisores como a Samsung, LG, Samsung, NEC e Panasonic, entre outras, pretendem implementar esta tecnologia nos seus dispositivos.
A experiência de utilização também não deverá ficar atrás da experiência que podemos obter num tablet. De facto, a empresa garante que o desempenho e a velocidade serão equivalentes. “É, no fundo, uma espécie de híbrido. Tem o tamanho de uma televisão e o conceito touch de um tablet”, explica a EDIGMA.
No seu estado actual a Skin Ultra consegue suportar até 100 toques em simultâneo, a uma velocidade de 5 milissegundos. Quanto às primeiras películas, deverão chegar ao mercado em 2015 - haverá inclusive uma apresentação na CES 2015, em Las Vegas - e estarão inicialmente disponíveis em cinco tamanhos diferentes: 40, 42, 47, 50 e 55 polegadas.
Comparativamente a outras tecnologias touchscreen para ecrãs de grandes dimensões, a EDIGMA avança que a sua proposta oferece uma resolução três vezes superior à concorrência. Mas este não é o único aspecto onde a Skin Ultra difere das outras propostas - aspectos como o material condutor, a arquitectura electrónica e a própria componente de software também são diferentes.

O voto de confiança que a EDIGMA coloca neste novo produto também é bastante ambicioso - a empresa crê que em 2015 irá mesmo quadruplicar o seu volume actual de negócios, e estima que no futuro a Skin Ultra venha a representar 75% do total do seu volume de negócios.

Fonte: Telemoveis

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Samsung apresenta tecnologia Wi-Fi cinco vezes mais rápida que a atual


A Samsung anunciou neste domingo (12) uma tecnologia que pode vir a ser o próximo padrão de redes Wi-Fi: a sua versão das especificações 802.11ad. O principal atrativo da novidade está na velocidade de transferência de dados, cerca de cinco vezes maior que no padrão mais atual.

Wi-Fi Spot

Em seu comunicado, a companhia afirma que a tecnologia pode alcançar a taxa de 4,6 Gb/s (gigabits por segundo). Teoricamente, esta velocidade equivale a 575 megabytes transferidos por segundo. Um arquivo de 1 GB levaria de 2 a 3 segundos para ser transferido com esta taxa, segundo um exemplo dado pela própria companhia.
A tecnologia Wi-Fi mais recente no mercado, o padrão 802.11ac, trabalha com até 866 Mb/s (108 MB por segundo), embora possa chegar a 1,3 Gb/s com ajustes e uso de determinados equipamentos. Em comparação, o 802.11ad da Samsung representa uma evolução considerável, portanto.
O truque para alcançar velocidades tão altas está, essencialmente, no emprego de uma frequência maior. Os padrões atuais trabalham com 2,4 GHz e 5 GHz. No 802.11ad, a banda é de 60 GHz.
Frequências tão altas já haviam sido consideradas pela indústria, mas esbarravam em problemas como interferências recorrentes e bloqueio de sinal por obstáculos amplos – paredes e divisórias de vidro, por exemplo.

Equipe - Samsung

A Samsung afirma ter superado esta limitação com o desenvolvimento de transmissores de alta performance e um novo padrão de antenas. Ainda de acordo com a empresa, a sua tecnologia também é capaz de suportar a conexão simultânea de vários dispositivos à rede. Este aspecto sugere que as novas especificações podem ser particularmente úteis em aplicações comerciais (rede Wi-Fi de um shopping, por exemplo).
Se a tecnologia está pronta e oferece tantas vantagens, é questão de tempo para a sua adoção em massa, certo? Não é tão simples assim.
Produtos da Samsung lançados a partir de 2015 deverão ser compatíveis, mas o mercado como um todo leva em conta uma série de questões potencialmente impeditivas, como: preços de licenciamento, autorização para exploração da frequência de 60 GHz, aval de entidades padronizadoras (especialmente o IEEE) e até concorrência com especificações criadas por outras companhias.

Fonte: TecnoBlog


terça-feira, 14 de outubro de 2014

Primeiro veículo impresso em 3D do mundo tem estrutura de fibra de carbono

Primeiro veículo impresso em 3D do mundo tem estrutura de fibra de carbono

A SABIC apresentou materiais inovadores e conhecimentos de processamento para criar o primeiro veículo conceito do seu tipo usando impressão 3D avançada (também conhecida como fabricação aditiva) durante o International Manufacturing Technology Show (IMTS), realizado em Chicago em setembro. Esse carro totalmente funcional foi impresso a partir do zero e montado pela empresa de projetos automotivos Local Motors. Seu lançamento aconteceu no encerramento do evento. 

Repleto de inovações, o IMTS apresentou uma solução há muito esperada para um grande desafio de fabricação: como evitar investimentos significativos em ferramentas e reduzir o tempo necessário para a produção de grandes projetos de formas livres. Além da SABIC, a Local Motors colaborou com Cincinnati Incorporated, construtora de sistemas de produção em larga escala, e o Oak Ridge National Laboratory (ORNL), pioneira na pesquisa de materiais avançados, para desenvolver e validar a tecnologia e os materiais necessários para fornecer a tecnologia de impressão em 3D de grandes formatos. 

Divulgação
Divulgação

"Quando a equipe estava escolhendo os nossos parceiros para produzir o primeiro carro impresso em 3D do mundo, a SABIC foi uma escolha óbvia, porque eles, de forma rápida e confiante, forneceriam os materiais adequados e necessários para dar vida ao Strati", disse John B. Rogers Jr., CEO da Local Motors. 

O composto reforçado com fibra de carbono STAT-KON™ de LNP™ da SABIC foi escolhido por sua excelente relação resistência-peso e alta rigidez, pois minimiza a deformação durante o processo de impressão em 3D e permite estética e desempenho aprimorados. Além disso, a experiência da SABIC com essa tecnologia emergente, inclusive em seleção e validação de materiais, especificação de equipamentos e processamento, foram fundamentais em todo o processo de desenvolvimento. 

"Envolver a SABIC desde o início, com a sua experiência em tecnologia avançada de processamento e validação de material, foi fundamental para o sucesso do projeto", disse Andrew Jamison, CEO da CINCINNATI. "Os visitantes poderão ver em primeira mão o futuro da fabricação aditiva e suas possibilidades de transformar a indústria com nossa máquina de Fabricação Aditiva de Grandes Superfícies (Big Area Additive Manufacturing - BAAM) operando material e componentes de polímeros para impressão de 200 a 500 vezes mais rápida e 10 vezes maiores do que as máquinas de fabricação aditiva atuais". 

Tony Cerruti, Diretor de Marketing para as Américas da unidade Innovative Plastics da SABIC, comentou: "Os materiais e os conhecimentos de processamento da SABIC, em conjunto com a avançada tecnologia de fabricação aditiva, ajudarão a resolver os desafios de fabricação que nossos clientes estão enfrentando - o alto custo de inovar. Acreditamos que esta tecnologia tenha a possibilidade de ser usada no futuro para aplicações em vários setores aos quais a SABIC atende, permitindo que os projetos sejam introduzidos mais rapidamente no mercado e a customização em massa." 

O veículo conceito surgiu de um desafio lançado pela Local Motors, que recebeu mais de 200 inscrições, de 30 países. O conceito vencedor, o Strati, inspirou o protótipo impresso em 3D em tamanho real.


Fonte: Bonde

Facebook doa US$ 25 milhões para luta contra o ebola

Facebook doa US$ 25 milhões para luta contra o ebola

"Esperamos que isso ajude a salvar vidas e a conter a epidemia", indicou Mark Zuckerberg


Fortuna pessoal de Mark Zuckerberg foi avaliada em 32,4 bilhões de dólares pela revista  Forbes
Foto: Web
CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e sua esposa, Priscilla Chan, anunciaram nesta terça-feira a doação de 25 milhões de dólares para os Centros Americanos de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), para ajudar no combate à epidemia de ebola.
"A epidemia de ebola está em um momento crítico. O vírus infectou (8.900) pessoas até o momento, mas tem se espalhado muito rapidamente e alguns preveem que poderia contaminar 1 milhão de pessoas, ou mais, daqui vários meses se nada for feito para combatê-lo", explicou o jovem proprietário em sua rede social.
"Precisamos controlar o vírus ebola em curto prazo para que ele não cresça ainda mais e não se torne uma crise de saúde global de longo prazo que teremos de combater por décadas em grande escala, como o HIV ou a pólio", acrescentou em um post na rede.
"Esperamos que isso ajude a salvar vidas e a conter a epidemia", indicou o chefe do Facebook.
A fortuna pessoal de Mark Zuckerberg foi avaliada em 32,4 bilhões de dólares pela revista Forbes.

Outra fortuna da internet, o co-fundador da Microsoft Bill Gates, doou recentemente, via sua Fundação Bill e Melinda Gates, US$ 50 milhões para as agências da ONU e organizações internacionais na luta contra a doença.

Google construirá cabo de fibra óptica entre Brasil e EUA

Google construirá cabo de fibra óptica entre Brasil e EUA
Estrutura terá 10 mil quilômetros de extensão e ligará a Flórida a Santos e Fortaleza
Google construirá cabo de fibra óptica entre Brasil e EUA Reprodução/Ver Descrição
Foto: Reprodução / Ver Descrição
O Google vai instalar um cabo de fibra óptica de mais de 10 mil quilômetros de extensão que ligará o Brasil aos Estados Unidos. O novo cabo conectará Boca Raton, na Flórida, a duas grandes cidades na costa do Brasil: Santos e Fortaleza.
A internet e outros tipos de redes que permitem comunicações internacionais dependem de cabos submarinos para poder conectar os continentes. O sistema, que custará "dezenas de milhões de dólares", será construído e operado por um consórcio multinacional de empresas de tecnologia e telecomunicação formado por Algar Telecom (Brasil), Antel (Uruguai), Angola Cables e Google.
– Com quase 300 milhões de usuários de internet, a América Latina tem hoje um número maior de pessoas online do que offline. A região é um dos locais do mundo em que o crescimento da população conectada se dá mais rápido – afirmou em comunicado o gerente de parcerias de desenvolvimento de infraestrutura de internet para a América Latina do Google, Cristian Ramos.
O cabo deve trazer um reforço para evitar que seja destruído por tubarões. Em um evento do Google em Boston em agosto, o gerente de produtos da empresa Dan Belcher afirmou que a companhia está reforçando os cabos submarinos com kevlar para reduzir os danos causados por mordidas de tubarões.

Diversos vídeos postados no YouTube mostram o interesse dos animais por esse tipo de estrutura:

Fonte: ZH

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Fim do HD? Samsung anuncia SSD com tecnologia de alta eficiência

Fim do HD? Samsung anuncia SSD com tecnologia de alta eficiência

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (08) seu primeiro SSD baseado na tecnologia “TLC V-Nand”, capaz de criar discos com mais de 3 TB de capacidade. Esse tipo de aparelho proporciona velocidade de execução de computadores muito maior do que a oferecida por discos rígidos comuns. A expectativa é de que, em breve, esse novos produtos sejam o principal tipo de armazenamento disponível no mercado.
Novo SSD da Samsung supera 3 TB com desempenho três vezes melhor do que HD Sata III (Foto: Divulgação)Novo SSD da Samsung supera 3 TB com desempenho três vezes melhor que HD Sata III (Foto: Divulgação)

O SSD da fabricante coreana bate os HDs Sata III em todos os testes de desempenho. Em velocidade de leitura e gravação, ele supera os melhores discos rígidos em até três vezes. O aparelho ainda oferece durabilidade consideravelmente maior: a promessa é de suportar entre 1,6 TB e 3,2 TB de gravação de dados dez vezes por dia, dependendo do modelo, por até cinco anos. Em uso comum, o tempo pode se estender pelo menos o dobro.

Os valores dos novos SSDs da Samsung ainda não foram anunciados, mas são esperados preços menores do que os de modelos anteriores. Como esse quesito é essencial para que a nova tecnologia substitua de vez os discos rígidos, fica a expectativa para que seja atrativo o suficiente para encorajar o mercado a adotar a nova tecnologia em larga escala. Vale lembrar que os discos de estado sólido são também menos propensos a falhas decorrentes de quedas, já que não dispõem de partes mecânicas como os HDs convencionais.

Fonte: TechTudo

Cientistas apresentam braços artificiais controlados pelo cérebro

Cientistas apresentam braços artificiais controlados pelo cérebro
A prótese é acoplada diretamente ao esqueleto e conectado eletronicamente ao sistema nervoso do paciente
Paciente amputado sueco com a prótese que se acopla diretamente a uma haste de titânio implantada no seu braço.Foto: Reprodução
Imagine um braço artificial para amputados que pudesse ser acoplado diretamente ao esqueleto e conectado eletronicamente ao sistema nervoso do paciente, permitindo a ele não só mover e controlar a prótese de maneira muito mais cômoda e refinada, mas também sentir os objetos que toca com sensibilidade aguçada.
Um protótipo desse braço já existe, e vem sendo usado com sucesso há mais de um ano por um paciente voluntário na Suécia, segundo um trabalho publicado na edição desta semana da revista Science Translational Medicine.
“Usamos a técnica de osseointegração para criar uma fusão estável de longo prazo entre homem e máquina, integrando-os em diferentes níveis”, diz o autor principal das pesquisa, Max Ortiz-Catalan, em um texto divulgado pela Universidade de Tecnologia Chalmers, em Gotemburgo.
Ele tira e coloca a prótese com a mesma facilidade de alguém que encaixa e desencaixa a broca da ponta de uma furadeira. Os eletrodos implantados na musculatura, que lhe permitem controlar a peça, estão embutidos numa haste de titânio que foi parafusada ao osso do seu braço (semelhante ao que se faz com implantes dentários). Nesse sentido, é como se ele estivesse “plugando” eletronicamente a prótese ao braço, e não apenas encaixando-a mecanicamente, para então controlá-la com o cérebro.
Em outro artigo publicado na mesma edição da Science Translational Medicine, pesquisadores de Cleveland, nos EUA, apresentam os resultados experimentais de uma tecnologia semelhante, em que as próteses não são fixadas ao osso, mas também possuem eletrodos implantados no braço que, associados a um software de processamento de informações sensoriais, proporcionam uma sensibilidade tátil muito mais refinada ao usuário.

Segundo os pesquisadores, dois pacientes voluntários que utilizaram as próteses por longos períodos foram capazes de executar tarefas delicadas, como arrancar os “cabinhos” de cerejas, e identificar diferentes formatos e texturas de objetos (por exemplo, diferenciando entre uma lixa e um chumaço de algodão), apenas com a sensação artificial de tato proporcionada pela prótese (sem olhar para os objetos).

Fonte: D24AM

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Facebook fica inacessível para brasileiros no começo da tarde

Facebook fica inacessível para brasileiros no começo da tarde
A assessoria de imprensa da empresa no Brasil negou que tenha havido qualquer instabilidade



SÃO PAULO, SP - O Facebook ficou inacessível para parte dos usuários brasileiros no começo da tarde desta quinta-feira (9). A assessoria de imprensa da empresa no Brasil negou que tenha havido qualquer instabilidade.  Em rápido teste, a reportagem pôde acessar o serviço por meio do celular, mas não pela interface de web, desde as 13h40. Entre essa hora e 14h20, houve momentos de intermitência no acesso.  Em relatos no Twitter, o termo "#facebookdown", referente à dificuldade no acesso, foi repercutido por um grande número de usuários da rede.  No site downrightnow, o serviço aparece como inacessível desde as 13h38, segundo informações de internautas. Já o downforeveryoneorjustme, que testa com servidores próprios, aponta para a continuidade no acesso.



Fonte: Tv Online

Baidu o segundo maior buscador do mundo compra o Peixe Urbano


Baidu o segundo maior buscador do mundo compra o Peixe Urbano

peixeurbano-baidu
O Baidu, segundo maior serviço global de buscas na web e uma das dez maiores empresas de internet do mundo, com mais de setecentos milhões de usuários e valor de mercado de cerca de 180 bilhões de reais, comprou o controle do Peixe Urbano, maior empresa brasileira de e-commerce local.
O acordo, de valor não revelado, representa uma das mais importantes aquisições no mercado nacional de internet e tecnologia. Ao se tornar o principal acionista do Peixe Urbano, o Baidu trará acesso à capital e expertise tecnológico para a empresa brasileira, mantendo intacta a atual equipe à frente das operações, a fim de consolidar o Peixe Urbano como líder no segmento de O2O (online-to-offline) no Brasil e uma das principais empresas de internet do país.
“A expansão internacional é uma prioridade para o Baidu e, como parte dessa estratégia, o Brasil é um mercado-chave, onde mais de 50 milhões de pessoas já utilizam os nossos serviços todos os dias.
A aquisição do Peixe Urbano, uma das empresas mais conhecidas e respeitadas da internet brasileira, demonstra o nosso comprometimento em investir no desenvolvimento do mercado local a longo prazo,” afirma Johnson Hu, diretor geral de negócios globais do Baidu.
O Baidu iniciou operações no Brasil em novembro de 2013 e, em julho deste ano, durante a visita do presidente chinês Xi Jinping e do presidente-executivo e fundador do Baidu, Robin Li, ao país, a companhia anunciou o lançamento de seu buscador em língua portuguesa.
Na mesma oportunidade, o Baidu se comprometeu em investir mais de R$ 120 milhões no mercado brasileiro nos próximos três anos. Além de colaborar com programas do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, como o Ciência Sem Fronteiras, a empresa implantará um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de classe mundial no país – o sétimo da companhia, que já mantém centros de pesquisa na China (Beijing, Shangai e Shenzhen), no Vale do Silício (Estados Unidos), em Cingapura e no Japão e mantém mais de 25 mil engenheiros em seu quadro de colaboradores.
O BAIDU ESTIMA TER SEUS PRODUTOS ALTAMENTE RECONHECIDOS E UTILIZADOS PELA METADE DA POPULAÇÃO DO MUNDO ATÉ 2019, SENDO O BRASIL UM MERCADO PRIORITÁRIO PARA A COMPANHIA.
“A entrada de uma das mais importantes empresas de tecnologia do mundo como nosso sócio é um enorme reconhecimento, fruto de tudo o que construímos no Brasil ao longo dos últimos 4 anos e meio, impactando positivamente o negócio de dezenas de milhares de estabelecimentos e a vida de milhões de consumidores em todo o país,” diz Julio Vasconcellos, cofundador e CEO do Peixe Urbano.
“Estamos animados com as perspectivas para o futuro, sabendo que o Baidu está totalmente comprometido em aportar não apenas capital, mas também tecnologia de ponta para fazer crescer e consolidar a posição de liderança do Peixe Urbano no mercado,” afirma Vasconcellos.
Ao longo dos últimos anos, o Peixe Urbano vem evoluindo progressivamente o seu modelo de negócios e hoje se posiciona como um enorme “Shopping de Ofertas”, que ajuda a conectar consumidores de todo o Brasil com estabelecimentos de diversos setores em áreas como gastronomia, estética, entretenimento, viagens e produtos, investindo em oferecer sempre maior praticidade para a experiência do usuário.
Líder de qualidade em seu setor, sendo a única empresa do segmento a ter recebido os mais altos reconhecimentos de sites de avaliação pelo consumidor, o Peixe Urbano tem dado largos passos em relação à implantação de tecnologia móvel, serviços com base em localização, busca e personalização. O Baidu é uma das empresas líderes nessas áreas em nível mundial, tornando ainda mais evidente a grande sinergia que existe entre ambas as empresas e as excelentes perspectivas que esta aquisição traz para a internet brasileira.
Além de aportar investimento financeiro e conhecimento técnico, o Baidu trará também para dentro do Peixe Urbano toda a sua experiência no segmento de ofertas, sendo dona de uma das companhias líderes deste setor na China e uma das principais no mundo. Como um dos maiores players da internet chinesa, onde 80% da população online acessa a web por meio de smartphones, o Baidu irá impulsionar os esforços do Peixe Urbano em fortalecer sua liderança no segmento de O2O no Brasil, conectando cada vez mais consumidores a serviços locais por meio da web e, especialmente, da internet móvel.
“O investimento no Peixe Urbano permitirá ao Baidu acelerar seu crescimento na internet brasileira e desenvolver com maior velocidade parcerias com fornecedores de serviços que resultem em recursos avançados para nosso buscador em língua portuguesa. Esta aquisição também transmite uma mensagem clara do comprometimento e visão de longo prazo do Baidu com o mercado local”, afirma Johnson Hu, diretor geral de negócios globais do Baidu.
O Peixe Urbano continuará funcionando como uma entidade própria só que dentro do ecossistema do Baidu, não havendo qualquer previsão de mudanças em sua marca, no serviço prestado aos seus usuários e parceiros ou em sua equipe, a não ser a incorporação de novos recursos para fortalecer a empresa e torná-la líder absoluto no e-commerce local brasileiro.
Fonte: Teciber


Conheça os dez destinos turísticos mais éticos de 2014

Conheça os dez destinos turísticos mais éticos de 2014

Por que as Bahamas são um destino turístico mais ético do que a Costa Rica?

Ilhas Maurício está entre destinos turísticos mais éticos, segundo Ethical Travelers
Comparações como esta estão no cerne de um relatório da entidade americana Ethical Traveler, que recomenda que turistas "invistam" seu dinheiro e tempo de férias em lugares mais responsáveis socialmente. Desde 2006, a entidade elabora uma lista dos dez destinos turísticos mais éticos do mundo.
"Você deve botar seu dinheiro nas coisas em que acredita", diz o diretor da Ethical Traveler, Jeff Greenwald.
"Todo mundo adora viajar para a Tailândia, Camboja our Mianmar, mas esses países não possuem bons históricos de direitos humanos. Por que não usar seus dólares para demonstrar apoio e solidariedade por países que tentam ter bons governos e atrair turistas? Por que não recompensá-los? Isso pode servir de ótimo incentivo econômico para os países fazerem a coisa certa."
A surpresa da lista de 2014 foi a inclusão de novos países, que não apareciam nas edições anteriores: Bahamas, Chile e a ilha caribenha de Dominica. Os três países substituíram Costa Rica, Gana e Samoa – lugares recomendados em 2013 que agora desapareceram da lista.
A lista completa é: Bahamas, Barbados, Cabo Verde, Chile, Dominica, Letônia, Lituânia, Ilhas Maurício, Palau e Uruguai.
A Ethical Traveler só indica os dez destinos turísticos mais éticos – ela não coloca esses países em uma ordem de "mais ético" para o "menos ético".

Tráfico humano e 'carbono negativo'


Programa para empregar desmatadores no turismo fez Chile entrar na lista

Mas quais são os critérios?
Os principais quesitos são beleza natural intocada e experiência cultura autêntica. Mas os especialistas do relatório da Ethical Traveler também faz suas recomendações com base em quatro categorias: proteção ambiental, bem-estar social, direitos humanos e – agora pela primeira vez – bem-estar dos animais.
As Bahamas conquistaram seu lugar entre os dez melhores destinos ao combater o tráfico humano e expandir áreas de proteção ambiental, como o Andros West Side National Park, que passou de 3.570 km² para 5.260 km².
O Chile melhorou sua nota no item de igualdade entre gêneros e lançou um plano ambicioso de políticas ambientais – incluindo um programa para tirar pessoas que trabalhavam em desmatamento e recolocá-las na indústria do turismo.
Em Dominica, o governo lançou um programa para transformar a ilha caribenha até 2020 em "carbono negativa" – ou seja, um lugar que ajuda a retirar gás carbônico do meio ambiente em uma proporção maior do que polui.
"Nós sentimos que podemos fazer uma diferença nesses países porque eles estão comprometidos a fazer a coisa certa. Se pudermos mandar mais gente para esses lugares por causa de suas boas políticas, acho que os turistas vão perceber e participar", diz Greenwald.

Rebaixados

Três destinos turísticos deixaram de estar entre "os mais éticos", segundo a edição deste ano da lista: Costa Rica, Samoa e Gana.
A Costa Rica vem crescendo como um grande polo de tráfico humano. Além disso, segundo a Ethical Traveler, o governo permite que ambientalistas sejam perseguidos politicamente. Há muitos ativistas que combatem a pesca de tubarões e o comércio de tartarugas na Costa Rica.


Natureza intocada é um dos aspectos que rende pontos no relatório da entidade

Gana, que já esteve na lista, foi excluída agora devido a leis do país contra homossexuais. Homossexualidade é ilegal em Gana e o país não reconhece casais gays. Também não há leis que protejam contra discriminação baseado em orientação sexual.
Samoa saiu da lista por desmatamento não-sustentável, por não garantir direitos de gays e por pouca proteção às mulheres.
Mesmo com todos esses problemas, Costa Rica, Gana e Samoa recebem altas notas em outros quesitos, como beleza natural intocada e experiência cultura autêntica.
A onda do turismo ético também gerou outros negócios com esse tipo de preocupação. O site Green Travel Reviews faz resenhas de turismo levando em consideração as preocupações ambientais dos destinos avaliados.
Na Dominica, o site deu notas altas ao Rosalie Bay, o único resort da ilha caribenha com o certificado ambiental Green Globe, devido à política energética do hotel. O resort funciona com energia gerada por mais de 200 paineis solares. A comida servida é produzida localmente e de fontes orgânicas.
Na Costa Rica, o eco-resort Casa Corcovado Jungle Lodge foi o único a receber cinco estrelas em um selo especial criado pelo governo local. Tecnologia de painéis solares é usada para esquentar a água no resort de 687 mil m² no litoral do país.